Otorrinolaringologia
A Otorrinolaringologia é a especialidade que trata de problemas relacionados a ouvido, nariz, seio da face e garganta.
Ela tem como principal função avaliar a respiração, a audição, a deglutição e também a saúde das cordas vocais. Estão relacionadas à especialidade doenças relacionadas ao equilíbrio, ao sono e também as alergias.
O que faz um Otorrinolaringologista?
Popularmente chamado de Otorrino, o médico otorrinolaringologista é o profissional apto a prevenir, diagnosticar e tratar tanto adultos como crianças que possuem problemas no ouvido, nariz ou garganta.
Seu vasto conhecimento sobre a área permite que o profissional analise de forma ampla toda a região, uma vez que as áreas estão interligadas de modo que um problema no nariz pode consequentemente gerar também um novo problema na garganta, por exemplo.
Quais as principais doenças que podem ser analisadas pela especialidade?
Dentre as principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista estão:
Rinite Alérgica – é a inflamação crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Dentre os principais sintomas estão o corrimento nasal, o excesso de espirro e também sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento.
Sinusite – é caracterizada como uma inflamação da mucosa dos seios da face e cavidades ósseas ao redor do nariz e rosto. Dentre seus principais sintomas estão pressão ou dor facial, redução ou perda de olfato, tosse com piora a noite entre outros.
Apneia do Sono – é caracterizada pelo ronco excessivo a noite e que interfere na qualidade do sono. Dentre seus principais sintomas estão: ronco alto e sensação de cansaço durante o dia mesmo com uma noite bem dormida.
Desvio de Septo – caracterizado quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta, ou seja, trata-se de um distúrbio congênito durante o desenvolvimento dos ossos da face. Requer atenção apenas quando o mesmo interfere na função da respiração. Geralmente é assintomático e pode provocar diversas obstruções nasais.
Distúrbio do Labirinto – é caracterizado como o desequilíbrio do corpo, incluindo zumbido no ouvido, fraqueza, surdez, vômito e náuseas. O distúrbio pode causar sensações de desmaio, vertigens e também tonturas.