Neurologia
A Neurologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata doenças que comprometem o sistema nervoso como cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos.
O que faz um Neurologista?
O Neurologista é o especialista que fornece o diagnóstico e tratamento de todas as doenças neurológicas e que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autônomo, além de também abranger todos os revestimentos incluídos neles como vasos sanguíneos e músculos.
O especialista tem como base estudar as doenças que serão tratadas clinicamente e também conta com um aporte de conhecimento e experiência voltada para medicamentos, assim como a ação deles diante do paciente.
Como a especialidade se ramifica?
Dentro da Neurologia existe a ramificação de especialidades, que por sua vez, diferencia o médico
Neurologista do Neurocirurgião e também do Neurologista Infantil.
Como já ressaltamos o médico Neurologista é aquele que fornece o diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas e tem uma formação clínica, sem a realização de procedimentos cirúrgicos.
Já o Neurocirurgião, por sua vez, tem como principal função procedimentos complexos e cirúrgicos. Seu tratamento é voltado para doenças do sistema nervoso através de cirurgia.
O Neurologista Infantil, como o próprio nome já diz, é voltado para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças.
Quais as doenças tratadas pela Neurologia?
Dentre as doenças neurológicas diagnosticadas e tratadas pelos neurologistas estão:
Cefaleias – São dores de cabeça com características diferentes. Existem mais de 150 tipos sendo as mais comuns a cefaleia tensional e a enxaqueca.
Epilepsia – é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro e que não tenha sido ocasionada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Dentre os principais sintomas estão: crises de ausência, perca de consciência e episódios de confusão mental.
Transtornos da Memória e do Intelecto – são definidas como a perda de memória e a possibilidade de alguma demência ou depressão. Os sintomas variam conforme o estado clínico do paciente e dentre os principais sintomas de alerta estão o comprometimento das funções diárias, a perda de atenção ou nível alterado de consciência.
Miopatias – são caracterizadas como doenças musculares que podem ser adquiridas ou hereditárias. Dentre os sintomas estão: fraqueza nos músculos esqueléticos, atrofias, câimbras musculares ou mialgias, além de problemas funcionais nos músculos respiratórios, faríngeos, faciais ou oculares.
Doenças Cerebrovasculares – são doenças que atingem os vasos do cérebro. Um dos exemplos é o AVC, o qual pode ser fatal caso não diagnosticado de forma rápida. Dentre os principais sintomas estão a dor de cabeça súbita, perca dos movimentos em um dos lados e perda de consciência.
Doenças infecciosas do sistema nervoso – são doenças causadas por infecções como meningites e encefalites.