Ginecologia
A Ginecologia é a área da medicina que cuida da saúde da mulher.
É através dela que problemas hormonais femininos e tudo o que envolve o aparelho reprodutor da mulher, como a vagina, ovários e útero, por exemplo, são analisados pelo médico ginecologista de modo a melhorar a qualidade de vida feminina.
Formação do médico Ginecologista
Os médicos especializados na área são chamados de ginecologistas. Tanto a formação como qualificação do profissional na área clínica e cirúrgica estão relacionadas aos aspectos que envolvem a função reprodutora e sexual das mulheres.
Em quais áreas o ginecologista atua?
Diferente do que se pensa, o ginecologista não atua somente em questões que envolvem a realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero, o famoso Papanicolau.
A área envolve a saúde da mulher como um todo e principalmente fases importantes como o início da menstruação, puberdade e início da vida sexual.
O ginecologista pode atuar em questões que envolvem:
- Dúvidas em relação as características sexuais da adolescente e mulher;
- Dúvidas que envolvam a menstruação, ciclo fértil e métodos contraceptivos;
- Problemas com falta de libido, dores e secreções;
- Distúrbios do aparelho reprodutor desde Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) até câncer;
- Acompanhamento hormonal durante a menopausa;
- Acompanhamento de gestação e parto, caso o mesmo seja especializado também em obstetrícia.
Exame Ginecológico: Qual seu principal objetivo?
O exame ginecológico realizado pelo ginecologista tem como principal objetivo avaliar os órgãos pélvicos internos e externos da mulher, de modo a identificar possíveis alterações, infecções e risco de desenvolvimento de câncer.
Regiões como útero, ovário, trompas de falópio, vagina e vulva estão entre as avaliadas e além do aparelho reprodutor, o ginecologista também é capaz de examinar as mamas e detectar a presença de nódulos ou formatos irregulares.
A inspeção ginecológica é bastante importante para a saúde geral da mulher, uma vez que problemas identificados no início possuem grandes chances de cura, como no caso do câncer de colo de útero.
Principais doenças identificadas pelo Ginecologista
Entre as principais doenças que podem ser identificadas e tratadas pelo ginecologista estão:
Infecções vaginais: identificadas como manifestações de dor, secreções e coceira na região vaginal e que podem ter características fúngicas e bacterianas.
Cistos – formações sanguinolentas que podem influenciar na reprodução da mulher e trazer incômodos.
ISTs – Infecções sexualmente transmissíveis – as quais são transmitidas durante o ato sexual e podem ter graves consequências para a mulher como abortos espontâneos e câncer.
Endometriose – caracterizada pela presença de dor intensa, hemorragia e redução da qualidade de vida da mulher a cada ciclo menstrual.
Doenças Inflamatórias Pélvicas – infecções bacterianas nos tecidos pélvicos e que trazem sintomas intensos a mulher.
Tumores e Câncer de Útero e Ovário – a recomendação é que o exame preventivo seja realizado anualmente de como a prevenir o câncer ou identificá-lo ainda no estágio inicial.
Infecções de Urina – infecções no trato urinário que causam dor e ardência ao urinar.
As inspeções ginecológicas são importantes em todas as fases da mulher e inclusive na menopausa, onde mudanças hormonais ocorrem e podem interferir diretamente na qualidade de vida da pessoa.