Vascular
A área vascular é caracterizada como a especialidade médica que trata todas as doenças voltadas para o sistema linfático e circulatório.
A área se divide entre o Angiologista, o qual é responsável por prevenir e tratar as enfermidades através de medicamentos e mudanças de hábitos e o Cirurgião Vascular, que por sua vez, está apto para solucionar os problemas de forma mais invasiva como a intervenção cirúrgica em veias e artérias.
Mesmo com características um pouco diferentes, ambas as ramificações da especialidade podem trabalhar em conjunto de modo a complementar ainda mais a área.
Quais as atuações da área vascular?
Com o objetivo de analisar veias, artérias e vasos sanguíneos, a especialidade é voltada para manifestações comuns do corpo, mas que requerem acompanhamento como varizes, inchaços e formigamento nos membros inferiores.
O Angiologista ou Cirurgião Vascular atua diretamente em problemas de circulação pelo corpo, mais especificamente em áreas como pernas, braços, tronco e pescoço. É o profissional que é capaz de verificar o aparecimento de doenças graves como a trombose e doenças arteriais obstrutivas, assim como iniciar o melhor tipo de tratamento que a enfermidade requer.
Quais as doenças e exames mais comuns nesse tipo de especialidade?
Dentre os exames mais comuns que são solicitados pelo especialista estão a ultrassonografia com doppler, assim como a antirressonância e angiografia.
Já entre as doenças pode-se ressaltar:
Insuficiência Venosa Crônica (Varizes) – são caracterizadas como veias dilatadas nos membros inferiores e que podem trazer dor e desconforto, assim como serem sinais de que problemas graves podem surgir.
Trombose Venosa Profunda – é caracterizada pela presença de coágulos que interferem na circulação correta do sangue e consequências graves caso não sejam tratados em tempo. Dentre seus principais sintomas estão: dor, vermelhidão e rigidez na musculatura.
Doença Arterial Obstrutiva – é caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos arteriais, os quais são responsáveis por nutrir as extremidades como pernas e braços através das veias. Dentre os sinais desse tipo de problema estão: fisgadas nas pernas, sensação de fadiga no local, sensação de câimbra ao se exercitar entre outros.