Conheça os médicos que atuam dentro dela, suas diferenças e quais doenças podem ser diagnosticadas
A sistema circulatório é caracterizada como a especialidade médica que trata todas as doenças voltadas para o sistema linfático e circulatório.
É através dela que veias, artérias e vasos sanguíneos são analisados e sintomas específicos acompanhados de modo a evitar problemas futuros ou diagnosticar e tratar doenças vasculares já instaladas como varizes, edemas, insuficiências venosas e linfáticas.
A especialidade conta com dois profissionais médicos atuantes como o Angiologista e o Cirurgião Vascular. Mesmo com características um pouco diferentes, ambas as ramificações da especialidade podem trabalhar em conjunto de modo a complementar ainda mais a área.
Qual a diferença entre o Angiologista e o Cirurgião Vascular?
A principal diferença entre os especialistas está na forma de atuação e recuperação da doença.
O Angiologista é o médico responsável por prevenir e tratar as enfermidades através de medicamentos e mudanças de hábitos, ou seja, é ele quem faz o estudo clínico das patologias e se encarrega de estudar, diagnosticar e tratar de forma clínica o paciente.
O Cirurgião Vascular, por sua vez, é aquele responsável pelo tratamento mais invasivo da doença, quando a mesma não regride ou apresenta um tratamento satisfatório apenas com base de medicação. O cirurgião, como o próprio nome já diz, está apto para solucionar os problemas de forma mais invasiva como a intervenção cirúrgica em veias e artérias.
Quais as atuações da área vascular?
A especialidade é voltada para manifestações comuns do corpo, mas que ao longo do tempo são agravadas por alguma doença em veias ou artérias.
Tanto o Angiologista como o Cirurgião Vascular focam no tratamento de patologias que acometem os vasos sanguíneos e assim intervenções vasculares são utilizadas.
Na ocasião, métodos conservadores geralmente são utilizados pelo angiologista assim como práticas de reabilitação e prevenção das enfermidades através de medicamentos, atividades físicas e incentivo na mudança de hábitos.
Porém, quando nenhum dos métodos se torna capaz de curar ou minimizar a doença, o cirurgião vascular entra em cena com tratamentos mais invasivos para as mesmas patologias. Métodos de incisão por dentro de veias podem ser realizados pelo especialista, os quais podem ser desde pequenos procedimentos endovasculares que, por sua vez, são minimamente invasivos, como também cirurgias de alta complexidade.
É importante ressaltar que durante o diagnóstico além do exame clínico alguns exames complementares também podem ser solicitados pelo profissional de modo a elucidar as dúvidas referentes à doença.
Dentre os exames estão: angiografia, eco doppler, radiografia, tomografia e ressonância magnética.
Quais as doenças mais comuns nesse tipo de especialidade?
Existem muitas patologias que podem afetar o sistema vascular. Dentre algumas doenças pode-se ressaltar:
Insuficiência Venosa Crônica (Varizes) – são caracterizadas como veias dilatadas nos membros inferiores e que podem trazer dor e desconforto, assim como serem sinais de que problemas graves podem surgir.
Trombose Venosa Profunda – é caracterizada pela presença de coágulos que interferem na circulação correta do sangue e consequências graves caso não sejam tratados em tempo. Dentre seus principais sintomas estão: dor, vermelhidão e rigidez na musculatura.
Doença Arterial Obstrutiva – é caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos arteriais, os quais são responsáveis por nutrir as extremidades como pernas e braços através das veias. Dentre os sinais desse tipo de problema estão: fisgadas nas pernas, sensação de fadiga no local, sensação de câimbra ao se exercitar entre outros.
Arteriosclerose – é caracterizada pelo endurecimento e perca da elasticidade da artéria devido ao excesso de gordura na região. Dentre os fatores de risco estão o sedentarismo, a
má alimentação e a hipertensão arterial descontrolada. Dentre os principais sintomas está a Angina, dor e desconforto na região do peito, braços, pescoço, mandíbula ou costas e que ocorre quando o músculo cardíaco não recebe oxigênio suficiente.
Quando devo procurar um Angiologista ou Cirurgião Vascular?
Considerada silenciosa, a doença vascular é uma enfermidade muitas vezes diagnosticada em estados avançados, por isso ficar atento aos sintomas é importante para evitar consequências mais graves principalmente no que se diz respeito a idosos.
Alguns sintomas comuns em doenças vasculares podem ser:
- Dores nas pernas;
- Inchaços principalmente em membros inferiores;
- Formigamentos ou dormências;
- Coceira intensa;
- Sensação de Pernas Pesadas;
Onde encontrar um médico Angiologista de forma rápida e acessível em Ponta Grossa?
Com o intuito de trazer atendimento de forma rápida, de qualidade e com preço acessível, a Inove – Centro de Cuidados Médicos conta com profissionais qualificados para atender os pacientes que procuram por um Angiologista.
Sabemos que a demora no diagnóstico pode agravar problemas vasculares e por isso ter em mãos médicos de confiança é importante.
Se você se identificou com os sintomas descritos acima e gostaria de uma segunda opinião sobre o que vem sentindo converse com os especialistas da Inove. Clique aqui e agende sua consulta.