Conheça um pouco mais sobre a especialidade capaz de curar transtornos mentais
Psiquiatria é o campo da medicina que cuida dos transtornos mentais e problemas emocionais das pessoas. A área de abrangência da psiquiatria é bastante ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns – ansiedades, depressões, situações de crise existencial, somatizações, transtornos alimentares; até os quadros mais graves – como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.
É através dela que problemas emocionais também são tratados de modo a melhorar o bem estar mental do paciente e assim proporcionar melhor qualidade de vida.
A área envolve todo um estudo de caso que analisa fatores coletivos e individuais, assim como o amor próprio saudável, comunicação para com outras pessoas e a superação de problemas.
É comum pessoas confundirem a psiquiatria com a neurologia, mas é importante destacar que são áreas diferentes e que são explicadas neste post.
Quem é o médico especialista responsável pela Psiquiatria?
O Psiquiatra é o especialista que diagnostica, trata e faz a gestão e prevenção da saúde mental e também problemas emocionais.
Ele tem como objetivo analisar de forma profunda todas as funções corporais e associá-las a saúde mental e geral do paciente de modo a identificar problemas físicos e psicológicos da aflição.
Para tratamento e diagnóstico o profissional opta, por muitas vezes, trabalhar em conjunto com outras áreas para controlar a saúde mental. Dentre os tipos de tratamento estão psicoterapias e medicações.
Qual a diferença entre a Psiquiatria e a Neurologia?
Ambos as especialidades possuem como foco o sistema nervoso do paciente, porém atuam de formas distintas.
A Psiquiatria é a especialidade que atua diretamente no nível mental cognitivo da pessoa, onde o transtorno emocional se faz presente.
Já a Neurologia, por sua vez, trata doenças que atingem a região de forma orgânica, ou seja,
trata fisicamente o problema como dores de cabeça, por exemplo.
É importante ressaltar que as especialidades podem se complementar diante de um diagnóstico, onde tanto o psiquiatra como o neurologista podem auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças emocionais, mas com focos diferentes.
Um exemplo disso é a existência de uma dor crônica que ao ser investigada e não encontrar causas físicas para o problema, o neurologista encaminha o paciente para o psiquiatra de modo a relacionar o problema com uma possível patologia mental como o chamado transtorno de somatização.
Quais doenças podem ser tratadas pela Psiquiatria?
Dentre as doenças mais comuns voltadas para saúde mental estão:
Depressão – é uma doença mental grave e que tende a ser recorrente e crônica. Dentre os principais sintomas estão o desânimo, mudanças de humor, avaliação negativa, sensação de “falta de sentimento”.
Doença Bipolar – é caracterizada como um distúrbio psiquiátrico com alterações de humor e episódios de obsessão. Dentre seus principais sintomas está justamente na frequência de alteração do humor e manias.
Distúrbio de Ansiedade – é considerado um transtorno quando as preocupações se tornam intensas e obsessivas de modo a interferir diretamente no dia a dia da pessoa.
Esquizofrenia – é um distúrbio que afeta a capacidade de pensar, agir e sentir da pessoa. Dentre seus principais sintomas estão delírios e alucinações.
Transtorno obsessivo-compulsivo – é caracterizado como o excesso de pensamentos e medos irracionais que levam a comportamentos compulsivos. Dentre os sintomas estão a limpeza excessiva da casa por medo de germes ou também a organização de objetos de uma maneira específica. Os sintomas acontecem de forma gradual e pode se agravar ao longo da vida.
Quando devo procurar um Psiquiatra?
A manutenção da saúde mental é extremamente importante para o ser humano e por isso procurar um especialista diante de mudanças emocionais se faz necessário.
Procure um psiquiatra sempre que:
- Houver mudanças drásticas no humor e, principalmente, apresente reações desproporcionais a situação vivida como excesso de raiva ou dificuldade em controlar suas emoções;
- Você vem apresentando alterações no padrão de sono, insônia e alterações no apetite, os quais estão interferindo no desempenho das suas atividades diárias;
- Vícios estão se tornando aliados na hora de lidar com outras emoções como o abuso de álcool, drogas e o cigarro, por exemplo.
- Excesso de preocupações e tristeza, as quais estão interferindo diretamente no convívio familiar.
Diante de qualquer alteração emocional é de suma importância procurar atendimento médico especializado para evitar possíveis complicações e consequência graves advindas de transtornos mentais como a depressão.
Como é a Primeira consulta com o Psiquiatra?
Na consulta psiquiátrica, o paciente deve se sentir à vontade para falar de seu mal-estar, de suas queixas e de suas dificuldades no dia a dia.
Durante esse atendimento, buscamos saber de vários aspectos da história do paciente e saber de suas dúvidas sobre seu quadro e sobre o tratamento. Além disso, pontuamos sobre aspectos psicológicos envolvidos.
Como a Inove – Centro de Cuidados Médicos pode contribuir?
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar um Psiquiatra sem enfrentar filas ou por um preço acessível. Por essa razão a Inove traz em seu corpo clínico profissionais qualificados e experientes na área.
Com o propósito de trazer um serviço de saúde de qualidade, de forma rápida e com preço acessível, a clínica permite que as consultas possam ser agendadas através do site de forma rápida e simples.
Se você se identificou com os sintomas acima não hesite em procurar ajuda.
Já se você achou interessante o assunto compartilhe com seus amigos e familiares para que os mesmos conheçam também a importância da especialidade.