Conheça um pouco mais sobre a especialidade e seus principais ramos de atuação
A psicologia é a especialidade responsável pelo estudo dos processos mentais e também do comportamento humano.
É através dela que focos de transtorno mentais são encontrados e tratados para o bem-estar do paciente.
Dentre os principais objetivos da especialidade está entender e explicar o funcionamento dos pensamentos, comportamentos e emoções das pessoas.
Através desse post trazemos um pouco de conhecimento sobre a especialidade, suas atuações e a importância dela para o cuidado da saúde mental das pessoas.
Como a Psicologia atua?
A especialidade é bastante ampla e abrange tanto o desenvolvimento infantil, como a vida adulta e também o cuidado com o idoso.
Definida como uma ciência, a especialidade tem como meta compreender quais os processos mentais que são responsáveis pelas reações negativas da vida do paciente.
Sua amplitude permite que a especialidade seja abordada em diversos aspectos. São eles:
- Psicologia Clínica;
- Psicologia Comportamental;
- Psicologia da Saúde;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia Corporativa;
- Psicologia Social;
- Psicologia Esportiva;
- Psicologia Educacional;
- Psicologia Cognitiva;
- Psicologia Forense;
Quem é o Psicólogo?
O Psicólogo é o especialista responsável por atuar dentro da psicologia e é o responsável por fazer o diagnóstico, tratar e também prevenir doenças mentais, de personalidade e distúrbios emocionais.
O profissional atua diretamente com a observação e interação com o paciente, mas sem a prescrição de medicação.
Dentre suas técnicas de tratamento podemos citar procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise e sempre com base em interpretações teóricas, explicações gerais e previsões.
A partir das análises feitas o profissional é capaz de identificar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento.
Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?
Apesar de ambas as especialidades trabalhem no tratamento e cura de transtornos mentais existe diferente entre elas.
A principal diferença está na sua formação e forma de tratamento, sendo o psicólogo com formação em psicologia e sua base de tratamento através de terapias e o psiquiatra com formação em medicina e seu tratamento através de medicamentos.
É importante destacar que mesmo com a diferença, ambas as especialidades podem trabalhar juntas de forma multidisciplinar e assim contribuir de forma ainda mais assertiva diante da patologia.
Quais doenças podem ser tratadas pela psicologia?
Dentre as doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas pela psicologia estão:
Transtorno da Ansiedade – doença comum que está atrelada a sentimentos de angústia e agonia diante de certas situações. Os sintomas são variados e podem vir atrelados ao desconforto de se socializar.
Depressão Clínica – doença que tem como principal característica tristeza profunda, persistente e desproporcional ao que se é vivido. Dentre os sintomas estão o sentimento de vazio, perda de autoestima e falta de esperança.
Anorexia Nervosa – é um transtorno alimentar onde a busca pela magreza exagerada acontece de forma constante. Dietas, falta de se alimentar e medo excessivo de engordar estão entre os principais sintomas.
Transtorno Obsessivo Compulsivo – é caracterizado pela obsessão ou compulsão em determinadas coisas. A agressividade e pensamentos incapacitantes estão entre os sintomas.
Transtorno Bipolar – é a doença caracterizada pela alternância de episódios de depressão e euforia. São crises duradouras e extremas.
Transtornos Ciclotímico – Parecido com o transtorno bipolar, o transtorno de humor ciclotímico traz momentos de depressão e euforia subitamente, porém é diferenciado pela intensidade das oscilações de humor e quantidade de crises.
Síndrome de Borderline – é caracterizado como um transtorno de personalidade e mental grave, o qual conta com um padrão de instabilidade contínua de humor, que por sua vez, afeta diretamente seu comportamento, autoimagem e funcionamento.
Quando devo procurar um Psicólogo?
A procura por um psicólogo deve sempre acontecer quando sintomas físicos como taquicardia, dores no estômago, dores musculares, dores no peito, cansaço físico, desânimo entre outros evidenciem algum transtorno emocional.
É importante procurar o profissional também quando sentimento de tristeza, angústia, sensação de vazio e de desinteresse comecem a ser mais frequentes e a interferir diretamente na qualidade de vida do paciente e no seu dia-a-dia.
Outros pontos importantes que também evidenciam a necessidade de procura pelo psicólogo está a dificuldade em se relacionar com outras pessoas, traumas e perdas ao longo da vida.
É importante destacar que a Psicologia não é uma especialidade voltada para “loucos”, como muitas vezes é caracterizada e identificada.
Dados da Organização Mundial da Saúde destacam que mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo e cada vez mais a procura pelo especialista vem se tornando necessária.
Todas as pessoas com problemas emocionais devem procurar atendimento médico especializado, uma vez que transtornos mentais podem trazer consequências graves caso não sejam tratados corretamente.
Se você se identificou com algum dos sintomas acima não hesite em procurar ajuda. Os especialistas da Inove- Centro de Cuidados Médicos estão à disposição para atendê-lo.
Clique aqui e agende sua consulta de forma prática e rápida.