O que é Otorrinolaringologia?

Conheça um pouco mais sobre a especialidade responsável pelas vias respiratórias
superiores

A Otorrinolaringologia é a especialidade que trata de problemas relacionadas ao ouvido, nariz, seio da face e garganta.

É através dela que a respiração, a audição, a deglutição e também a saúde das cordas vocais são avaliadas e tratadas de forma específica trazendo alívio e melhora na qualidade de vida do paciente.

Porém além das vias respiratórias superiores, a especialidade também está apta a tratar doenças específicas como a apneia do sono, alergias respiratórias e patologias que envolvem o equilíbrio, como a famosa labirintite.

O que faz um Otorrinolaringologista?

Popularmente chamado de Otorrino, o médico otorrinolaringologista é o profissional apto a prevenir, diagnosticar e tratar tanto adultos como crianças que possuem problemas no ouvido, nariz ou garganta.

Seu vasto conhecimento sobre a área permite que o profissional analise de forma ampla toda a região, uma vez que as áreas estão interligadas de modo que um problema no nariz pode consequentemente gerar também um novo problema na garganta, por exemplo.

Dentre as principais áreas investigadas e tratadas pelo especialista estão as estruturas da cabeça e pescoço e o tratamento pode acontecer tanto de forma clínica com a prescrição de medicamentos como de forma cirúrgica e também de reabilitação.

Quais procedimentos podem ser realizados pelo especialista?

Como já vimos a avaliação do Otorrino é importante para o diagnóstico e tratamento de doenças do trato respiratório. Além dela, alguns procedimentos também são realizados pelo especialista de modo a favorecer o tratamento ou incrementar o diagnóstico das patologias.

Dentre alguns procedimentos realizados pelo profissional podemos citar:

  • Limpeza do ouvido através da retirada do excesso de cera;
  • Cauterização nasal;
  • Nasofibrolaringoscopia para visualizar região interna do nariz, seios da face e garganta;
  • Audiometria para conferir nível mínimo de intensidade sonora, solicitada principalmente para crianças e idosos;
  • Drenagens de abscessos;
  • Retirada de corpos estranhos como objetos e brinquedos muitas vezes colocados por crianças;
  • Laringoscopia;

Além dos procedimentos citados, o otorrino também está apto a realizar biópsias em caso de lesões na boca, nariz ou ouvidos, por exemplo, para avaliação de um possível câncer na região afetada.

Quais as principais doenças tratadas pela especialidade?

Já sobre as principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista estão:

Rinite Alérgica – é a inflamação crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Dentre os principais sintomas estão o corrimento nasal, o excesso de espirro e também sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento.

Sinusite – é caracterizada como uma inflamação da mucosa dos seios da face e cavidades ósseas ao redor do nariz e rosto. Dentre seus principais sintomas estão pressão ou dor facial, redução ou perda de olfato, tosse com piora a noite entre outros.

Apneia do Sono – é caracterizada pelo ronco excessivo a noite e que interfere na qualidade do sono. Dentre seus principais sintomas estão: ronco alto e sensação de cansaço durante o dia mesmo com uma noite bem dormida.

Desvio de Septo – é caracterizada como a estrutura que separa as duas narinas não é reta, ou seja, trata-se de um distúrbio congênito durante o desenvolvimento dos ossos da face.
Requerem atenção apenas quando o mesmo interfere na função da respiração. Geralmente é assintomático e pode provocar diversas obstruções nasais.

Otites – são infecções no ouvido que podem acontecer devido a um resfriado. A doença em si pode ter vários tipos desde os simples até os mais graves e com risco de perfuração no tímpano. Dentre os sintomas estão: febre, dor intensa e secreção com pus e cheiro forte.

Distúrbio do Labirinto – é caracterizado como o desiquilíbrio do corpo incluindo zumbido no ouvido, fraqueza, surdez, vômito e náuseas. O distúrbio pode causar sensações de desmaio, vertigens e também tonturas.

Quando devo procurar um especialista na área?

A procura por um otorrinolaringologista deve sempre acontecer casos sintomas frequentes como obstruções ou secreções no nariz, dificuldades auditivas como surdez, zumbido e dores e sangramentos no ouvido aconteçam e também outros sintomas como ronco, rouquidão na voz e dor de garganta passem a ser rotineiras.

O profissional também deve ser procurado sempre que a patologia demonstre certa emergência, como o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas através de infecções e fraturas nos ossos da face como o nariz.

Em caso de crianças, por exemplo, é comum que o especialista seja procurado para a retirada de objetos inseridos na garganta, ouvido e nariz.

O especialista também pode desempenhar cirurgias plásticas como rinoplastia e otoplastia (orelhas de abano), caracterizadas pelas correções estéticas do nariz e das orelhas.

Agora que você sabe todos os benefícios e a importância do Otorrinolaringologista, compartilhe com seus familiares e amigos.

Caso tenha se identificado com algum dos sintomas citados clique aqui e agende sua consulta com a equipe da Inove – Centro de Cuidados Médicos.

Lembre-se a saúde não pode esperar!