O que é e como tratar a catarata

Saúde dos Olhos

Você sabia que a catarata é uma das doenças que mais causa cegueira no mundo? Sim, a catarata causa a perda de transparência do cristalino do olho. O cristalino é uma lente natural que auxilia no foco da visão.

À medida que a idade avança as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a presbiopia ou popularmente conhecida como vista cansada. Por isso é muito comum pessoas acima de 45 anos precisarem usar óculos para enxergar de perto.

A catarata é como a fase seguinte desse processo, pois a lente natural perde a elasticidade e se torna mais opaca, e progressivamente vai embaçando a visão até que a pessoa enxergue apenas vultos.

Sintomas

  • Dificuldade de enxergar;
  • Visão embaçada, nublada, esfumaçada, confusa ou turva;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade para ler, dirigir ou andar;
  • Sensibilidade à luz;
  • Alteração da percepção das cores;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos.

Prevenção

 A catarata tem um forte ligação com a radiação solar e uma das principais recomendações é o uso de óculos escuros. Outra recomendação é em hipótese alguma olhar diretamente para o sol. 

O uso de colírios com presença de corticoides também podem provocar cataratas, por tanto use apenas sob prescrição médica. 

O consumo de alimentos com vitamina A é muito recomendado para prevenção dessa doença, alimentos como cenoura e outros vegetais são ótimas fontes dessas vitaminas que servem para proteger seus olhos contra essa doença.

Diagnóstico 

Em consultas de rotina com seu oftalmologista a catarata é detectada ao analisar a estrutura interna dos olhos, utilizando o oftalmoscópio, o especialista verifica a opacidade do cristalino.

Tratamento

Se não for prevenida a catarata só pode ser curada através de cirurgia, felizmente a cirurgia é rápida e na grande maioria dos casos bem sucedida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *