Conheça mais sobre a especialidade responsável por todo sistema locomotor
A ortopedia é uma especialidade médica que atua no estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades do aparelho locomotor, como articulações, músculos, ossos e ligamentos. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo.
Entre as partes do corpo humano que mais sofrem lesões tratadas pela ortopedia estão:
- – mãos e pés;
- – tornozelos;
- – ombros;
- – quadril;
- – coluna;
- – cotovelos.
É através dela que enfermidades nos músculos, articulações, ossos e ligamentos podem ser tratados de forma efetiva e assim melhorar a qualidade de vida do paciente.
Além de traumas, o especialista é apto para atender casos que envolvem doenças ósseas como luxações congênitas, câncer ósseos e hérnias de disco.
Os procedimentos da área podem ser dos mais simples até os mais complexos como cirurgias e todos são realizados pelo médico ortopedista.
Existe diferença entre Ortopedia e Traumatologia?
A ortopedia é a área que trata dos elementos como ossos, músculos ligamentos e articulações.
Já a traumatologia é caracterizada como aquela que atua diretamente no trauma do aparelho músculo- esquelético do paciente.
Apesar de existir diferença entre as ambas as especialidades é importante destacar que elas se complementam e no Brasil também são unificadas de modo que o ortopedista recebe a nomenclatura de Ortopedista e Traumatologista.
Como atua o médico Ortopedista?
O médico ortopedista pode atuar em diversas áreas desde o tratamento de lesões até a orientação e cuidado de pessoas com deformidades ósseas, más formações, problemas de coluna entre outras.
Além de consultas, esse tipo de especialista pode atuar em atividades esportivas, onde a medicina esportiva é o foco exercido e o acompanhamento e tratamento de lesões ocasionados pelo esporte são realizadas.
O profissional é capacitado para aconselhar o paciente sobre as tarefas e atividades que o mesmo pode ou não executar diante de suas limitações nas articulações ou problemas de coluna, por exemplo.
É através dele também que muitos pacientes conseguem ou não o aval para a prática de exercícios físicos mais intensos, assim como a frequentação de academias e outras ações que demandem esforço físico.
Quais as principais doenças ortopédicas que podem ser tratadas pelo profissional?
Com o público tanto infantil como adulto, as enfermidades ortopédicas tem em suas principais causas traumas, más formações congênitas, postura incorreta e acidentes.
Dentre as principais doenças estão:
Escoliose – curvatura anormal da coluna para um dos lados, a qual possui uma aparência em formato de C ou em S caso haja ainda mais curvaturas.
Osteoporose – condição comum que afeta mais as mulheres e interfere na fragilidade dos ossos provocando dor crônica e fraturas constantes.
Fratura – lesões que causam o rompimento ou fissura de ossos e que podem ser caracterizadas tanto de forma exposta ou interna.
Lesões nos ligamentos – responsável por impedir um deslocamento anormal entre dois ossos, os ligamentos causam dor, inchaço e falseio quando lesionados.
Hérnias de Disco – problema em discos vertebrais que causam dores intensas na coluna e que muitas vezes requerem operação.
Quando devo procurar um ortopedista?
Sempre que existir dores em ossos, músculos ou articulações um ortopedista deve ser consultado.
É comum as pessoas postergarem a ida ao profissional por presumirem ser algum episódio de cansaço ou dor momentânea devido aos excessos do dia-a-dia, porém dores e incômodos podem ser sinais de doenças ortopédicas e requerem atenção.
Procure o profissional sempre que sentir: dores constantes nas costas, cansaço, rigidez matinal, formigamentos, câimbras e sensação de calor nas articulações.
O especialista também deve ser sempre consultado quando acontece algum acidente ou trauma, assim como o incômodo venha a causar limitações nos movimentos.
Tratamentos
Dentre as principais funções do ortopedista está em diagnosticar e fornecer tratamento adequado ao paciente.
Os tratamentos são os mais variados e podem estar relacionados tanto a medicamentos que visam o alívio da dor, assim como uma abordagem mais ampla com a necessidade de indicação de fisioterapia, exercícios físicos e atividades direcionadas.
O acompanhamento clínico do paciente muitas vezes também acontece para garantir a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Nem sempre existe uma doença em percurso, mas uma possível prevenção pode acontecer caso o paciente seja bem monitorado.
Pacientes com estados crônicos como quadros de artrose, osteoporose, artrite ou reumatismo, por exemplo, podem contar com o acompanhamento de um ortopedista afim de amenizar os sintomas, estagná-los e diminui-los.
Algumas dúvidas comuns na Ortopedia
Assim como qualquer outra área, a Ortopedia também traz em seu histórico inúmeras dúvidas e afirmações. Algumas acabam por se tornarem mitos diante das informações infundadas.
Dentre algumas podemos citar a afirmação da existência de remédios para formação de cartilagem, os quais ainda estão em fase de estudo e não são indicados para este fim.
Dúvidas frequentes em relação ao que é fratura, luxação e o melhor tipo de compressa quente ou fria para determinada lesão também acontecem, uma vez que para cada fase do problema uma delas é indicada.
É importante esclarecer que qualquer fissura é um tipo de fratura e que dependendo do tipo de luxação, a mesma pode vir a se tornar até mais grave que a própria fratura, onde a mesma pode indicar que o osso se deslocou na sua articulação.
Você se identificou com alguns dos sintomas citados acima?
Agende aqui a sua consulta! A Inova- Centro de Cuidados Médicos conta com uma equipe importante de Ortopedia