Cardiologia: O que você precisa saber sobre a especialidade

Conheça o que é, o especialista responsável e sua importância na medicina

A cardiologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças que envolvem o coração.

É através dela que tanto a medicina preventiva como a que envolve tratamento podem ser realizadas, uma vez que atualmente os problemas cardiovasculares estão entre os principais tipos de morte no mundo.

Pode-se definir a cardiologia de duas formas: a Cardiologia Preventiva e Cardiologia Curativa, sendo uma delas como forma de orientar sobre os possíveis riscos cardíacos, assim como especificar as possibilidades de tratamento e a outra como forma de realmente tratar e acompanhar um problema em andamento como a realização de cirurgias.

O que faz o Cardiologista?

O cardiologista é o especialista responsável pelo estudo que acomete o coração e demais componentes do sistema circulatório.

Dentre suas principais funções está a realização de consultas, a análise do seu histórico familiar, a solicitação de exames, assim como a análise de seus resultados.

Além do tratamento, algumas situações pontuais exigem o acompanhamento do profissional de modo a prevenir problemas na prática de exercícios físicos ou procedimentos cirúrgicos.

O cardiologista atua diretamente na prevenção de doenças cardíacas e desenvolve um tratamento específico para o paciente que já possui algum tipo de enfermidade instalada baseado sempre no estudo dos sintomas e suas respectivas complicações.

Quais os principais exames que podem ser solicitados pelo profissional?

Para identificar um possível problema cardíaco, além do exame clínico o especialista também solicita, na maioria das vezes, exames complementares que ajudam a elucidar o problema.

Dentre os exames mais requisitados estão:

Eletrocardiograma – exame que analisa os batimentos do coração por meio de eletrodos;

Ecocardiograma – exame que capta imagens em movimento das diferentes estruturas cardíacas;

Teste Ergométrico – Teste que verifica o esforço e possíveis complicações cardíacas diante do repouso e da atividade;

Ressonância Magnética – exame capaz de obter imagens da região torácica e do coração de modo a verificar a presença de anomalias e também do tamanho do órgão.

Quais as principais doenças que acometem o coração?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde um terço das mortes no mundo são causadas por doenças cardiovasculares. As enfermidades podem ser tanto congênitas quanto desenvolvida a longo prazo principalmente pelos seus hábitos de vida.

As doenças congênitas são aquelas onde o paciente já nasce com o problema e pode ser identificada ainda no útero da mãe. Seu tratamento depende do grau de gravidade e cabe ao Cardiologista avaliar o melhor tipo.

Já sobre as doenças que são adquiridas pelo tempo e hábitos de vida estão:

Hipertensão -é caracterizada pelo aumento da pressão arterial e que dificulta o bom funcionamento do coração. Dentre suas causas está o sedentarismo e uma má alimentação rica em sal e gordura. Dor de cabeça, tonturas e falta de ar podem estar entre os sintomas da doença.

Infarto – é caracterizado pela obstrução das artérias do coração por placas de gorduras. Doença emergencial e que tem como principal sintoma dor aguda no peito e sensação de ardência que irradia para o braço esquerdo.

Endocardite – caracterizada como uma inflamação que atinge o endocárdio, camada interna do coração, a enfermidade é causada pela presença de fungos ou bactérias que chegam ao órgão através da corrente sanguínea.

Insuficiência Cardíaca – caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue para o resto do organismo. Dentre os principais sintomas estão: cansaço progressivo, inchaço nas extremidades, tosse seca e falta de ar.

Miocardite – caracterizada como uma inflamação do músculo do coração proveniente de um processo viral e que pode levar a insuficiência e arritmias.

Arritmia – são consideradas alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração.

Quando devo procurar um Cardiologista?

Não existe um momento exato para procurar o cardiologista. Casos de doenças cardíacas na família requerem atenção e uma ida ao médico como prevenção é indicado.

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos estão a hipertensão, o diabetes, a obesidade e o histórico familiar.

Porém além da prevenção é extremamente importante ficar atento a sintomas mais específicos, os quais são capazes de indicar a necessidade de consultar um cardiologista de forma imediata.

Os sintomas são:

  • Cansaço Excessivo;
  • Dores no peito;
  • Falta de ar em algum esforço físico;
  • Batimentos Acelerados;
  • Dores de Cabeça intensas;
  • Palpitações;
  • Pele Azulada;

A prevenção de doenças cardiovasculares é considerada a cardiologia do futuro e cuidar de um dos principais órgãos do corpo humano permite criar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Agora que você já sabe tudo sobre a Cardiologia e como ela atua na saúde do coração compartilhe com seus amigos e familiares.

Caso tenha se identificado com alguns dos sintomas citados acima ou tenha história familiar de pacientes cardíacos agende sua consulta com a equipe de cardiologia da Inove – Centro de Cuidados Médicos clicando aqui!