A importância da Pediatria na vida das crianças e adolescentes

Saiba o que é a especialidade, como ela atua e quando procurar atendimento para seus filhos

A Pediatria é a especialidade voltada para a saúde física e mental das crianças e adolescentes. É através dela que as taxas de mortalidade infantil e a propagação de doenças infecciosas são combatidas e diminuídas ao longo dos anos.

Mas afinal quem é o Pediatra?

O Pediatra é o especialista responsável pela área e que tem como premissa o cuidado com a infância.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o especialista tem como função zelar e dar a máxima assistência para crianças e adolescentes de modo a promover comportamentos saudáveis, prevenir doenças, diagnosticar e prescrever tratamentos.

Dentre suas principais funções está o auxílio na prevenção de acidentes, nas imunizações, no aleitamento e desenvolvimento saudável da criança e adolescente. Outra função também exercida está na prevenção da obesidade e aos sintomas de violência que as crianças possam vir a sofrer.

Qual a principal diferença entre a Pediatria e a Medicina Adulta?

Dentre as principais diferenças entre a pediatria e a medicina adulta está no tamanho do corpo e seu desenvolvimento, uma vez que o corpo infantil possui características diferentes, tanto físicas como psicologicas.

Outra importante conotação está na variação genética e possíveis defeitos congênitos, os quais fazem mais parte do interesse do pediatra do que para a medicina adulta.

Pediatria e sua importância para as crianças e adolescentes

Além de estar atenta a saúde de crianças e adolescentes de forma geral é importante ressaltar que a pediatria também conta com profissionais que desejam trabalhar com crianças e seus familiares de modo a trazer competência, prazer, habilidade, segurança, paciência e empatia para com seus pacientes.

A principal importância está justamente no zelo que a especialidade traz para os primeiros anos de vida dos seres humanos e a forma com que estuda e assiste seus pacientes e familiares de modo a destacar suas características e peculiaridades e contribuir no incentivo ao autocuidado, na resiliência e na capacidade crítica para reflexão.

Os pediatras são agentes efetivos em defesa da vida e do bem estar dos seres dos seres humanos que serão o futuro no país.

Principais alvos da área

Além de agir diretamente no que se diz respeito ao controle e propagação de doenças infecciosas e na redução da mortalidade infantil, o médico pediatra também é responsável por promover estilos de vida mais saudáveis e também melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas.

Dentre os principais alvos da área estão:

  • Infecções na infância;
  • Diagnóstico, tratamento e acompanhamento de problemas genéticos e congênitos.
  • Diagnóstico de Câncer Infanto- Juvenil
  • Diagnóstico de transtornos mentais e motores que acometem crianças.
  • Problemas comportamentais e interação social.

Quais as doenças mais comuns tratadas na infância?

O desenvolvimento infantil está atrelado a diversas patologias que podem vir a ser desenvolvida nessa fase da vida.

Dentre as doenças mais comuns tratadas pelos pediatras estão:

Infecções nos ouvidos e garganta – são infecções comuns e recorrentes nessa fase da vida e que trazem dor, febre e indisposição a criança.

Viroses – são caraterizadas como vírus presentes em ambientes escolares e de fácil contaminação. Geralmente trazem problemas gastrointestinais como vômitos e diarreias.

Alergias –as alergias estão entre as mais comuns e podem atingir tanto o sistema respiratório como também a pele. A reação das crianças devido ao primeiro contato com o elemento alérgeno está entre a principal causa do problema.

Doenças Virais como Caxumba, Catapora, Rubéola e Sarampo – mesmo com a possibilidade de vacinação, ainda casos das doenças no país.

Quando devo procurar atendimento de um pediatra para o meu filho?

Desde o nascimento da criança até sua adolescência é comum surgir a dúvida: devo mesmo levá-lo ao pediatra? E a resposta é sim. O contato médico deve existir antes mesmo do bebê nascer com seu médico pediatra de confiança.

Quando bebê o acompanhamento do desenvolvimento da criança é bem importante no primeiro ano de vida. Com o passar dos anos as consultas passam a ser mais espaçadas e após os primeiros cincos anos o acompanhamento acaba sendo anual de modo a acompanhar de modo geral toda a vida do paciente.

É importante que toda criança e adolescente tenha um pediatra que o conheça e o acompanhe durante todos os seus processos de crescimento e desenvolvimento de modo a garantir qualidade de vida.

Agora que você já sabe tudo sobre a Pediatra compartilhe com amigos e familiares sobre o quão importante é ter um pediatra na família.